sábado, 3 de dezembro de 2016

Resumo da Glicólise

Boa tarde pessoal, tudo bem com vocês? Hoje acordei 9h30 sem despertador (oh glória!!), rezei meu terço e bateu uma vontade de postar sobre a glicólise... então aqui estou para um resuminho rápido de Bioquímica.

Está em inglês mas dá pra entender direitinho... 

Quando olhei pela primeira vez pra essa imagem acima eu pensei "Meu Deus, não vou entender isso nunca!" mas o segundo pensamento foi mais otimista: "VOU CONSEGUIR SIM, EU PRECISO!" e com a explicação da professora tudo ficou mais simples, pois o segredo está em compreender passo por passo.

A glicólise é a quebra da molécula de glicose no citoplasma cujo resultado serão duas moléculas de piruvato (que serão quebradas na mitocôndria, pois essa organela possui enzimas específicas para isso). 
Então quando a glicose entra na célula, ocorrerá 10 reações químicas que eu expliquei no vídeo. Espero conseguir ajudar vocês... e que no final, vocês possam olhar pra reação completa e interpretar tudinho! Vamos lá?



Contudo o que vimos, na primeira fase da glicólise FORAM CONSUMIDOS 2 ATP (para ter energia pra conseguir quebrar a glicose e formar as moléculas de gliceraldeído).


E na segunda fase da glicólise FORMOU 4 ATP (lembrem-se que o processo é explicado com apenas uma molécula mas o mesmo ocorre pra outra). E surgiu o 2 NADH (que não podem ser esquecidos pois cada NADH vai gerar 3 ATP).

_____________________Fim da Glicólise :) _____________________

A glicólise resultou em 2 piruvatos, certo? E quais são os possíveis destinos dessa molécula?
- CICLO DE KREBS (na presença de O2 - aeróbico);
- ÁCIDO LÁTICO (anaeróbico);
- ETANOL (processo de fermentação).

E para nós, nesse momento, o destino relevante é o CICLO DE KREBS, mas antes do piruvato entrar na mitocôndria e dar início a esse novo processo, o piruvato perderá um C (carbono que será eliminado como CO2 pelos pulmões num processo de Descarboxilação) tornando-se um ACETIL. 
Os elétrons desse carbono vão para o Hidrogênio transportado pelo NADH, e uma enzima chamada coenzima A se ligará ao ACETIL, formando ACETIL CoA. E aiiii sim entra na mitocôndria.

O Ciclo de Krebs (na mitocôndria) inicia com a combinação do Acetil CoA com o ácido oxalacítico para perder os últimos carbonos (tornando CO2). E esse acetil vira Ácido Cítrico.
O resultado do Ciclo é: 2 ATP, 6 NADH e 2 FADH.

Os NADH e FADH se tornam ATP na Fosforização Oxidativa que começa assim que o Ciclo de Krebs termina. 

Resultado final de ATP



Por hoje é só pessoal, agora é hora de fazer cartinha pro papai noel com a minha irmãzinha e logo mais a noite tem grupo de oração, e a Belle ama muito ♥ Fiquem com Deus e bons estudooooos!

Um comentário:

  1. Prezada,
    Procure deixar o link do seu currículo lattes por aqui para quando consultarem o seu material você ser referenciada.
    Desde já, Obrigado.

    ResponderExcluir