quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Resumo da Fotossíntese

Boa tarde pessoal! Alguns dos meus colegas da faculdade pediram uma ajudinha sobre alguns conteúdos de biologia e bioquímica e pensei em fazer uns videos dando um resumidinha nos processos. Eu sou do tipo de pessoa que não gosta que ninguém copie minhas anotações ou tire fotos do meu caderno. Isso pode parecer meio chato, mas a verdade é que quando se tem algo facilitado a gente NÃO APRENDE. Mas sinto o maior prazer de ajudar tirando alguma dúvida, dando alguma dica... fazendo o que está ao meu alcance. 

E desde os meus tempos de enfermagem eu aprendi que anotações são PRECIOSAS! A sabedoria dos professores ultrapassa aqueles slides que todo mundo insiste em copiar. Eu gosto daquilo que sai da boca deles, porque cada um tem um jeito diferente de explicar e na hora dos estudos, por mais que eu utilize livros de referencias, aquelas palavras ditas na sala de aula fazer uma total diferença. Ainda mais porque existem professores que cobram muito mais aquilo que eles falam, do que aquilo que eles passam/enviam. Então uma dica: anotem na sala de aula. Não copiem dos coleguinhas... mas escrevam aquilo que você está captando de informação na hora da aula. Eu sei que as vezes parece dificil e complicado demais... ou o sono está gritante, mas vença esses obstáculos e você verá o resultado no final.

Enfim, minha cabeça funciona com coisas lúdicas, uma didática mais colorida e imaginária... então realmente tudo ganha vida pra mim. Gosto de cores, desenhos, imagens (acho que por isso sou tão fascinada pela neonatologia e pediatria... vou poder além de aplicar meus conhecimentos, utilizar a minha criatividade para fazer o melhor por elas!!! continuando...), quando deixamos de ver de fora mas passamos a ver de dentro, tudo torna-se mais simples. Pelo menos esse é o meu jeito de estudar e a melhor forma que encontrei pra favorecer o meu aprendizado. Cada um deve descobrir o seu :) 

E deixando as dicas de lado, fiz três videos sobre a fotossintese, a respiração celular e a pequena diferença entre elas. Mas como minha irmãzinha tá cobrando minha atenção... tem que ser por partes. 

PRIMEIRO A FOTOSSÍNTESE:
Ela ocorre unicamente nas células vegetais (seres autótrofos: capazes de produzir o seu próprio alimento através do ambiente) pois estas possuem uma organela chamada citoplasto que permite a fotossíntese. 
A célula vegetal capta CO2 e H2O que reagem entre si na presença de fotons (energia luminosa) se modificando e formando outra molécula: C6H12O6 - GLICOSE (energia química). Além de sobrar O2 que será liberado no ambiente. 

Sendo assim, a fotossíntese possui dois reagentes: o gás carbonico e a água; e no final do processo resulta em glicose e oxigênio (que serão utilizados pelos seres heterotrofos na respiração celular).

Deixo pra vocês o primeiro videozinho que gravei, e espero que possa ajudar de alguma forma... Se alguém tiver alguma dúvida pode perguntar que eu tentarei explicar de outra forma. (LINK)


Fiquem com Deus e até o próximo!!!

2 comentários:

  1. Já te disse o quanto te admiro, né? maravilhosa, Isa! obrigada por compartilhar seu conhecimento ao mundo. Parabéns pela iniciativa. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito muito muito muito obrigada Fer!!!! Você é um amor ♥ E imagina... saibam que sempre que precisarem estarei aqui ♥

      Excluir