quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Patologia


Boa noite :) Tudo bem com vocês? Ahhhh... não tô acreditando que a semana de provas está acabando. Faltam apenas duas para mim: Patologia (amanhã) e Fisiologia (segunda-feira). A de hoje (Anatomia, parte teórica) saiu perfeitamente bem... incrível como Deus tem me abençoado ♥ Mas vamos lá pro resuminho de patologia porque é isso o que importa para nós hoje...

________________________________________________

O nosso organismo é dotado de mecanismos de regulação e proteção. As oscilações que ocorrem são devido a nossa exposição a fatores:
- Extrínsecos (estímulos externos) e 
- Intrínsecos (estímulos internos - relacionados a nossa individualidade biológica).

Temos uma capacidade orgânica adaptativa, que é quando as nossas células passam por adaptações funcionais e morfológicas (nosso corpo é mesmo divino né? Deus é O cara).
As vezes, infelizmente, nosso corpo não reage da forma adequada à certas exposições e isso pode levar a alguma lesão celular.

Etiologia das lesões celulares (Causas):
- Anomalia congênita (quando ocorre uma mudança no cromossomo ainda na fase embrionária, o que leva o indivíduo a nascer com alguma doença);
- Alterações nutricionais (muitas pessoas, tristemente, não tem a alimentação adequada e a deficiência de alguns nutrientes super importantes para o nosso organismo são prejudiciais. Principalmente na gestação... por isso vale lembrar que para filhinho nascer saudável é extremamente essencial que a mamãezinha faça acompanhamento no pré-natal, tome acido fólico, vitaminas... e o SUS disponibiliza tudinho! Apesar de em algumas regiões o atendimento ser precário ou demorado vale a pena correr atrás disso pois é para um bem maior: SAÚDE de ambos ♥);
- Reações imunológicas (está relacionado a velocidade de resposta do nosso organismo diante dos estímulos que recebemos);
- Agentes infecciosos (são os microorganismos - bactérias, vírus...) e 
- Agentes físicos (traumas, queimaduras, radiação... coisas que geralmente fogem do nosso controle).

Existem dois tipos de lesões celulares:
As Reversíveis: agressão da célula por estimulo nocivo mas consegue se manter viva e se recuperar, eeeeee :) !!!!!
As Irreversíveis: quando a célula diante da agressão se torna incapaz de se recuperar levando-a a apoptose > necrose celular. aaaaaaaa :(  

Doença
É um conjunto de processos interativos do agente etiológico + hospedeiro susceptível + meio ambiente que afeta a fisiologia orgânica levando a uma disfunção, invalidez, recuperação ou óbito. E deve ser considerado a individualidade orgânica e sua velocidade de resposta, pois cada um é cada um! 

Saúde
Segundo a Organização Mundial da Saúde, "Saúde é um completo bem estar físico, mental e social, e não somente a ausência da doença." mas nós sabemos que o COMPLETO bem estar em todas essas áreas, nem sempre é possível. Então, nesse contexto de estudo, a saúde pode ser considerada quando nosso organismo está funcionando sem que percebamos, com um gasto energético equilibrado e com o sistema imunológico ativo. (e nota-se que eu não me encaixo em nada disso nesses últimos dias, porque tô sentindo o meu aparelho respiratório todinho com esses espirros, tosse e esse chafariz, digo, nariz que só atrapalha. No resumo de fisioterapia preventiva, na parte de estresse, vimos os diversos sintomas que ele manifesta né? então, to com uma dezena deles haha mas é normal... continuando...)

Adaptações celulares
Atrofia - diminuição de um órgão por consequência de seu desuso, aporte sanguíneo ou estado patológico.
Hipotrofia - deficiência nutritiva que geralmente antecede a atrofia.
Hipertrofia - aumento do tamanho de uma célula ou grupo de células resultando no aumento do órgão pelo qual faz parte.  
Hiperplasia - aumento no número de células por consequência de estimulo hormonal, fisiológico ou anomalias genéticas.
Hipoplasia - diminuição do número de células.
Metaplasia - transformação celular, mas é reversível.
Displasia - crescimento/desenvolvimento celular de forma anormal. 
Anegesia - desenvolvimento incompleto ou ausência congênita de algum órgão ou parte do nosso corpo.
Apoptose - auto-destruição celular programada.
Necrose - morte celular.

Inflamação 
É uma resposta orgânica diante de uma lesão celular causada por um trauma ou substância irritante. E isso gera um processo inflamatório que é a tentativa do organismo de remover o elemento irritante e promover a reparação.

A inflamação tem fases, e são classificadas em:
- Aguda: reação imediata do nosso organismo apresentando vários SSSS (sinais e sintomas):
TRÍADE FLOGISTICA (Hipertermia, Rubor e Edema),
Vasodilatação, 
Algia,
Perda da função.
(quando minhas "tonsilas palatinas - antiga amígdala - inflamam, só Deus na causa! Não sei se é porque eu falo bastante, porque eu gosto de ficar cantarolando o dia todo, se é por causa do gelado, pelos perfumes fortes que me doem a garganta inteira... ou tudo isso juntamente com minha imunidade que dá umas vaciladas comigo, principalmente próximo de retiros ou datas importantes, ou quando eu não posso ficar dodói porque não tenho tempo já que estou em semana de provas haha enfim... porque será hein?)

- Crônica: quando sofre persistência do estímulo irritante há interferência no processo de regeneração e o organismo acaba se adaptando a doença e a mascarando. 

- Sub-aguda: os SSSS "adormecem" mas existem. Essa fase está entre a Aguda e Crônica.

Infecção
É a penetração, desenvolvimento e multiplicação de um agente etiológico em nosso corpo. Sua proliferação ocorre pela circulação sanguínea e apresenta SSSS também. Mas agora vale a pena ressaltar a diferença entre SINAIS x SINTOMAS.
Vamos lá...
SINAIS são queixas/relatos do paciente quando a sua história da moléstia atual com dados objetivos que podem ser comprovados (ex: hipertermia, ginecomastia, edema, rubor) e os SINTOMAS são dados subjetivos coletados na anamnese através das queixas e relatos sobre a moléstia atual e o histórico patológico pregresso (ex: algia irradiante, cefaleia difusa, digestão difícil).
Quando se trata de dados subjetivos, como a dor, por exemplo, devemos sempre considerar pois a dor que eu sinto é diferente da que você sente, existem várias escalas usadas para mensurar a dor e pode ser que o que é 10 pra você, é um 5 para mim ou vice-versa... entendem? No meu estágio de enfermagem eu já vi muita gente com dor em silêncio, como vi gente sem dor fazendo um escândalo danado mas os julgamentos não cabem a nós, né? O dever de um profissional da saúde é se doar e atender da melhor maneira possível para reduzir ansiedade, e melhorar as condições físicas e emocionais do paciente.

Pra terminar, a Sintomatologia clássica da infecção é:
- Alteração primaria do sistema acometido,
- Alteração da Tº corporal (febre),
- Alteração da P.A. sistêmica,
- Alteração da FR, 
- Alteração do tecido epitelial,
- Presença de artralgia estática ou dinâmica.

E ufa, termino por aqui! Queria aproveitar um pouquinho os meus pais, porque eles saem amanhã a pé rumo a Aparecida... que delicia ir pra casa da Mãe! Mas eles entendem que eu preciso muito estudar, dedicar... é o meu futuro. Mas o meu pensamento e coração estão neles. Tudo o que hoje eu faço, é na esperança de um dia retribuir tudo o que eles fizeram e fazem por mim... enche-los de orgulho e de alegria. Eles são uma das minhas motivções ♥ Enfim... tenham uma noite abençoada. Fiquem com Deus ♥ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário