sábado, 24 de fevereiro de 2018

Primeira impressão: Ortopedia Funcional

Boa noite pessoal! Hoje vou falar um pouquinho da primeira matéria que eu tive esse semestre. 

Minhas aulas começaram dia 06/02 com Ortopedia Funcional. 
Quando olhei o calendário e vi que essa seria a matéria que nos recepcionaria do primeiro dia de aula do 5º semestre fiquei meio "poxa :(" porque na minha cabeça lidar com ortopedia era um pouco bruto. 
Mas bastou a professora Rúbia chegar e eu fiquei tão feliz porque ela explica muitíssimo bem, tem uma didática excelente, é atenciosa, interessada, tira sempre todas as minhas dúvidas... Ela é nota mil, nem tenho palavras. E quando ela começou a dar a introdução da matéria eu senti algo que nunca imaginei: Uma empolgação e uma expectativa muito grande em relação ao conteúdo e a esta área de atuação. 
É por isso que eu digo que o professor precisa ter DOM. Ela, em uma simples introdução já me passou um alívio, uma segurança, uma alegria e fez eu me apaixonar pela disciplina de ortopedia. Dou graças a Deus por ter proporcionado ser ELA a dar aula para nós. Um professor tem a capacidade de fazer você se encantar como também de destruir os seus sonhos. Ela é aquela que transforma e ajuda tudo ser possível. Por isso, estou ansiosa pela nossa terceira aula, e por todas as patologias que acometem o sistema musculoesquelético, pelos casos clínicos de orto, as condutas terapêuticas que usaremos para tratar nosso paciente e as aulas práticas. Ser otimista é tudo, e ter uma profe fofa também! E ela ainda parece a Merida do filme Valente, não parece? hahaha. 
Professora Rúbia. Me espelho muito nela! Tão jovem e cheia de conhecimento e amor pela sua profissão ♥ (essa foto foi tirada no evento Um Dia No Campus em que recebemos visitantes na nossa Universidade)

Alguns dos conteúdos que são abordados em ortopedia funcional são: os aspectos básicos das lesões musculoesqueléticas (ou seja, o que acomete os ossos, músculos e articulações), disfunções nos adultos (como por exemplo, bursite, artrite, tendinite etc), disfunções da coluna vertebral (escoliose, hérnias de disco etc) e amputações. Tudo isso para que saibamos qual a melhor abordagem fisioterapêutica nessas disfunções, para desenvolver em nós o raciocínio necessário para elaborar um diagnóstico funcional, objetivo de tratamento e evolução. É top ou não é? 

Morro de amores pela fisioterapia, porque apesar dela ser desafiadora, é linda e apaixonante. Espero que todos tenham um ótimo semestre e logo mais voltarei pra falar da matéria que eu tive no meu segundo dia de aula! Fiquem com Deus e um super abraço. 

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Monitoria

Boa tarde pessoal! 
Estou aqui só pra deixar um recadinho (especialmente aos estudantes da Unip de SJC - diurno). Eu faço monitoria de anatomia do aparelho locomotor desde o semestre passado e agora que as aulas voltaram, o plantão de dúvidas voltou também! 

Semestre passado, além do plantão eu também participava das aulas praticas de anatomia junto com o professor responsável na turma de Nutrição (um máximo por sinal) e ficava passando de bancada e bancada dando uma força. Em anatomia eu aprendi que aprender em grupo é muito melhor porque a repetição, perguntas, visual-audio ajudam muito a memorizar as estruturas osseas, acidentes, articulações, musculos (e os demais orgãos também seja em neuroanatomia ou anatomia dos sistemas). 

Então nesse semestre, por enquanto, estou no plantão pra quem precisar todas as sextas das 11:30 as 14:30 na biblioteca ou no laboratório de anatomia quando tem algum grupo de estudos por lá. 


Desde que iniciei a faculdade e li o manual do aluno eu sonhava em fazer monitoria, e de uma matéria que me fosse ser útil pro resto da vida (e anatomia é uma delas!), porque não estou lá só pra tirar uma dúvida, ajudar nos estudos... estou lá pra aprender também. E como eu aprendo com os outros semestres, os outros cursos. É sempre uma curiosidade nova, um jeito novo de ver as coisas. E sem contar que um dos meus outros objetivos, é no futuro dar aulas! Então acredito que buscar atividades que desenvolvam habilidades das quais você precisa para um determinado sonho é bom demais e só tem a acrescentar. Por isso, fica o recado de a dica. Corram atras dos seus sonhos! Eu sei que é um longo caminho a ser percorrido, mas é de passo em passo que a gente chega lá.

Fiquem com Deus, grande abraço!