domingo, 27 de novembro de 2016

Novembro Azul


O mês de novembro está acabando, mas a prevenção deve ser contínua! 
A cultura do brasileiro favorece a muitas doenças, pois ao invés de buscarem consultas semestrais ou anuais para fazer um check up e promoverem a sua saúde, deixam para buscar a emergência apenas quando apresentam sinais e sintomas. E esse número aumenta em relação aos homens. Por isso é muito importante incentiva-los e conscientiza-los sobre o câncer de próstata. 

O câncer é uma doença silenciosa (assintomática) que merece atenção em homens com idade superior aos 40 anos e os exames, embora envolvam um certo preconceito, é fundamental para se diagnosticar qualquer alteração precocemente. 

Não há dúvida de que mais vale o indivíduo suportar um desconforto de 20 segundos do que passar anos sofrendo por causa de um câncer que não foi descoberto na hora certa.

No meu curso de enfermagem, na matéria de Saúde Coletiva, apresentei um trabalho sobre a saúde do homem e o tema escolhido foi sobre a próstata. Expomos nosso trabalho até na feira e foi uma experiência muito boa! Tivemos até um banner (foi o primeiro banner que eu fiz na vida, que emoção). É sempre maravilhoso e gratificante trabalhar com a prevenção. E algo que eu amava de paixão é apresentar seminários para a sala, pra outras turmas... Estou sentindo falta disso na faculdade de Fisioterapia. Mas como estamos só no começo, quem sabe né? Enfim... deixo através dele algumas informações relevantes sobre o câncer prostático: 


A intenção era postar no começo do mês, mas a prioridade acabou sendo as provas e a APS. O importante que consegui passar por aqui e não deixar passar em branco esse recadinho para os homens das nossas vidas, seja irmão, pai, avô, namorado, marido. Até os jovens, é bom terem o conhecimento! Lembrem-se que quando se trata da saúde não devemos NUNCA pensar que quem procura, acha! Mas sim que quem procura, CURA! 

Fiquem com Deus, noite abençoada para todos!!!!

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Acabooooooooooou!!!!

Precisamos comemorar não só as grandes conquistas, mas as pequenas também! E a semana de provas do 2ºB/2ºSemestre ACABOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 



Foram os dias mais difíceis que eu encarei do meu primeiro ano na faculdade! Uma loucura total que necessitou de muitas horas de estudos, muitas renuncias, muitas noites sem dormir direito, algumas lágrimas (porque é inevitável ser indiferente diante de algo que é tão importante pra você), mas também de muita oração e fé! 

Tem uma passagem da Bíblia que eu amo muito e é uma das minhas preferidas, diz o seguinte: "A nossa presente tribulação, momentânea e ligeira, nos proporciona um peso eterno de glória incomensurável" (II COR 4 16-17). 

Deu tudo certo no final das contas, hoje voltei a respirar e com a sensação de dever cumprido. Sem arrependimentos! E agora é só alegria <3 Fiquei assistindo Greys Anatomy até não aguentar mais e agora vou poder ver mais série com a minha irmãzinha, que agiu com total compreensão durantes essas últimas semanas em que eu tava só o pó. Enfim...

É FÉRIAS MINHA GENTE! É FÉRIAAAAAAAAAS.
(vou tentar postar várias coisinhas durante as férias, tô com várias ideias. Aguardem)
Fiquem com Deus!!!! 

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Fisioterapia Preventiva 2º Bim

Boa noite pessoal! Nossa, faz semanas que não dou as caras... mas o tempo é corrido. Muitas matérias, muitos estudos e ainda muitos passeios com o amorzinho aproveitando as férias dele, porque sim! PRECISAMOS DE VIDA SOCIAL. Já dizia meu grande mestre de enfermagem William que finais de semana são sagrados e é preciso reservar horinhas pro lazer senão o corpo adoece, e é verdade ou não é gente? Já ralo muito de segunda a sexta, final de semana é dia do Senhor e do amor <3 Enfim...

Hoje iniciou minha semana de provas (17/11 até dia 25/11). Tive prova prática de Anatomia e adivinhem? Fui abençoada demais!!!!!!!! Das 20 bancadas no laboratório, se eu não estou enganada, consegui acertar todas. Graças a Deus e a horas de estudos com todo tipo de método que você imaginar kkk!!!

Foto das minhas fichinhas de resumo - me ajudam pra xuxu <3

E amanhã é prova de fisioterapia preventiva! Então, que tal um resuminho? Vamos lá...

NEOPLASIA CELULAR
É o crescimento anormal, acelerado e descontrolado de uma nova célula. Existe dois tipos de neoplasia:

Maligna: que são extremamente perigosos e agressivos, cujo sufixos são:
- Sarcoma (de origem do tecido conjuntivo: ossos, músculos e cartilagens);
- Carcinoma (de origem do tecido epitelial: pele e mucosas).

Benigno: que se desenvolvem vagarosamente, ou seja, devagar e não possui intolerância pelo organismo. O sufixo apresentado é o -Oma.

Processo de carcinogênese:
A neoplasia maligna é uma patologia genética, pois todo o processo irá ocorrer uma alteração do DNA de forma lenta e gradual, tornando-se uma célula cancerosa. Está passará por uma transformação morfológica e fisiológica.

Fonte da Imagem

Características da célula cancerosa:
- Possuem auto-nutrição (é como se elas matassem todas as outras células sadias de fome, pois todo o metabolismo é alterado para nutrir as cancerosas que possuem crescimento acelerado);
- Invadem áreas vizinhas e se sobrepõem as sadias;
- Pode gerar metástase (por não sofrerem o processo de apoptose e necrose celular, seu crescimento desordenado acaba extravasando o tecido de origem e cai na corrente sanguínea).


Causas da mutação genética:

- Gene (hereditariedade/ pré-disposição);
- Exposição a radiação (sol, microondas, torres de comunicação);
- Inflamação crônica de algum órgão;
- Ação hormonal (anticoncepcional);
- Tabagismo;
- DST (HPV);
- Hepatite B e C;
- Ciclo vital: Senescência (processo de envelhecimento normal dos sistemas de nosso organismo) e Senilidade (probabilidade de uma célula no processo de envelhecimento apresentar alguma patologia).

Sintomatologia:
- Fase aguda: assintomático;
- Sub-aguda: assintomático/sintomático (levando em conta a individualidade biológica);
- Crônica: sintomática.

Principais sinais manifestados:
- Urina alterada;
- Fezes (velocidade do processo digestório);
- Pele (manchas, pintas);
- Algia (dores repentinas que surgem e desaparecem).


Tratamento para neoplasia maligna:

1) Cirúrgico: 
- Curativo (remoção total do tumor);
- Paliativo (retira-se o máximo que puder para retardar a evolução do câncer);
- Reconstrutivo (casos de amputação patológica).

2) Radioterapia: radiação ionizante local com o objetivo de inibir o crescimento.

3) Quimioterapia (QT): é sistêmico podendo ser administrado IM (intramuscular), IV (intravenoso) ou por CVC (cateter venoso central, porque como sabemos, a medicação é muito forte, e muitos acessos venosos são perdidos devido a essa agressão química.)

Me lembro quando fiz estágio em Oncologia no hospital São Francisco *amo aquele lugar*... o estado que ficava as veias dos pacientes e principalmente daqueles que estão na luta faz tempo... não sei descrever direito, mas parece que eu via na pele o rastro que a medicação deixava na veia do paciente ; n ; sem palavras. Foi uma baita experiência para mim... continuando...

A quimioterapia, além de afetar as células ruins, também afetam as boas o que nos faz compreender muitos dos sintomas apresentados pelos pacientes com CA.

4) Terapia Biológica: realizada com hormônio terapia.


Efeitos colaterais referente a Radio e Quimioterapia:

- Náuseas e vômitos;
- Perda do apetite;
- Queda do cabelo e outros pelos do corpo;
- Alteração no paladar e odor;
- Alterações intestinais;
- Sangramentos;
- Mucosite (feridinhas na boca);
- Apatia;
- Algia (lembro no estágio de pacientes que viviam a base de morfina porque pacientes quimioterápicos não respondem mais aos analgésicos que estamos costumados porque a dor que sentem superam o poder de ação);
- Diminuição dos leucócitos.

Profilaxia (Prevenção):
Cuidados com a alimentação, se preocupar em realizar atividades físicas regularmente para dar condicionamento ao nosso organismo, ficar atento com os hábitos, vícios eeee o principal: EXAMES PREVENTIVOS (semestrais ou anuais), mas o importante é FAZER :)

DIABETES
É uma doença crônica metabólica causada pela deficiência ou insuficiência da insulina produzido pelo pâncreas. Esse hormônio tão famosinho é responsável por sensibilizar os receptores de membrana celular (proteinas de membrana), que abrem o canal e permitem a passagem da glicose pra dentro da célula diminuindo a glicemia sanguínea e dando inicio a todo o processo que gera energia pro nosso organismo (ATP).

Etiologia:
- Hereditariedade;
- Sedentarismo;
- Obesidade (Infantil/Adulta);
- Estresse;
- Diabetes Senil (relacionada ao envelhecimento e aquela probabilidade das células, nesse caso pancreáticas, em apresentar alguma patologia).


Tipos de D.M (Diabetes Mellitus):

1) Tipo I: "Insulino-Dependente" é quando o indivíduo tem uma produção muito baixa ou nenhuma de insulina. Ele já nasce com esse problema no pâncreas mas geralmente é detectado nas crianças a partir dos 6-9 anos de idade devido a alteração da dieta saudável que os papais oferecem pra criança, para aquela dieta docinha que a criança pede).

2) Tipo II: "Adquirida" é quando o indivíduo não apresenta problemas no pâncreas mas desenvolve resistência/tolerância (nos receptores de membrana celular) ao hormônio insulina, o que eleva a glicemia sanguínea.

3) Gestacional: é o aumento da glicose no sangue porque a mulher na gestação desenvolve resistência/tolerância aos hormônios em geral, inclusive da insulina. Pode ser considerado agudo, ou seja, após o parto volta ao normal, ou se tornar crônico.

4) Associada: geralmente com a SDA (síndrome da dependência do álcool).

Sintomatologia:
- Poliuria;
- Polidipsia;
- Apatia orgânica;
- Alterações epiteliais;
- Distúrbios renais e cardíacos.


Complicações:

- Retinopatia;
- Nefropatia;
- Neuropatia;
- Amputações;
- Alteração na velocidade do processo de cicatrização da célula.

Tratamento:
- Manipulação e administração de insulina nos casos da DM Tipo I;
- Uso VO de medicamentos no controle em caso dos outros tipos de DM;
- Acompanhamento multidisciplinar (Para Reeducação alimentar, pratica de exercícios físicos e psiquiatra).

OBESIDADE
É o acúmulo excessivo de gordura no corpo e depende do conteúdo lipídico de cada célula adiposa e do número dessas células que o indivíduo possui. É considerada uma doença crônica multifatorial e um problema de saúde pública.

Causas:
- Sedentarismo;
- Alimentação insatisfatória;
- Ingestão excessiva de carboidratos;
- Hábitos familiares.

Tipos de obesidade:
- Exógena (alimentação, gasto energético insuficiente e questões emocionais);
- Endógeno (hormonais, tumorais, genética).

Complicações:
- Sobrecarga nas articulações;
- D.M;
- H.A.S;
- I.A.M;
- A.V.E;
- Dificuldade respiratória devido ao excesso de gordura no tórax e abdome;
- Aterosclerose;
- Colesterolemia;
- Lipoma etc.

Prevenção e Cuidados:
Primeiramente é importante identificar as causas do excesso de peso, e ter em mente que no processo de envelhecer deve-se buscar emagrecer e não engordar, buscar uma reeducação alimentar, mudar os hábitos de vida, ver o alimento como fonte de energia que precisa ser gasta através de exercício físico e buscar uma atividade física que se identifique e ame.


DOENÇAS CONTAGIOSAS

Hanseníase: é uma doença infecciosa que acomete a pele e os nervos (em especial os da face e das extremidades). É causada pela bácteria Mycobacterium leprae e conhecida também como Lepra.

Etiologia:
- Uso de água não tratada;
- Deficiência ou ausência de saneamento básico;
- Condições habitacionais precárias;
- Contato físico prolongado;
- Propagação pelo ar (vias aéreas).

Sintomatologia:
- Nódulos pelo corpo;
- Mancha claro/ rosácea na pele;
- Alteração - perda da sensibilidade;
- Formigamento no corpo (parestesia);
- Algia nas extremidades;
- Paralisia nas extremidades (mãos em forma de garra e pé equino).

Auto-Exame:
Fonte da Imagem

Tratamento:
- Identificar a causa;
- Coquetel de antibióticos (de 6 meses a 2 anos);
- Pode ser indicado isolamento dependendo do caso.

Hepatite: É uma doença viral, transmissível, que acomete o fígado. O vírus quando cai na corrente sanguínea, tem afinidade pelas células hepáticas. se multiplica, e isso gera uma resposta do sistema imune que cria anticorpos para tentar se defender, mas acaba agredindo o próprio fígado.

- Hepatite A: transmitida através de água, alimentos e mãos mal lavadas ou sujas de fezes.


- Hepatite B: transmitida através de relações sexuais, seringas, agulhas, tatuagens/piercings/materiais de manicure não esterilizados.


- Hepatite C: transmitida através de relações sexuais e transfusão sanguínea.

- Hepatite D: sua transmissão é igual a B e C.

Sintomatologia:
- Icterícia;
- Apatia;
- Algia abdominal;
- Diurese escura;
- Fadiga;
- Perda do apetite.

E fiiiiiiiiim...
Sabe o que estou achando? Que ao contrário de ontem, essa noite vou dormir mais cedo. QUE DE-LI-CIA meu Deus ♥

Espero que esse resumo possa ajudar alguém mais além de mim, e lembrem-se: descubram o melhor meio de você estudar e APRENDER! Tudo é válido, desde que feito com amor, e repriso: estudem aquilo que faz seus olhos brilharem. Apesar das cobranças de terceiros, a escolha da faculdade é uma luta que vale a pena lutar porque ela tem que ser SUA e de mais ninguém #dicadeouro #beijinhos #FiquemComDeus