quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Fisioterapia Preventiva

Boa noite! Esse blog é novo, estou em semana de provas, então só por esses dias eu vou adiar a apresentação comum que todos os blogueiros sempre fazem ao criar uma nova página.
Passei o dia todo tentando estudar Fisioterapia Preventiva mas cadê a concentração? Fiquei olhando pro céu azul, pros pássaros voando sobre o meu quintal, chamando a minha cachorra pra brincar, observei o grafiato da parede, me enrolei no meu roupão, fui comer bolo com guaraná e quando eu ia começar a estudar meu pai chegou, depois veio minha mãe... e com certeza você, universitário, já deve ter passado por isso inúmeras vezes, afinal, quem nunca?
Então apelei pra escrita, porque tenho esperança de que tudo que eu li durante esse dia não foi em vão. Alguma informação eu TENHO que ter captado. E vai ser aqui nesse blog que eu vou resumindo os conteúdos, pra minha própria fixação quanto também pra alguém que estiver cursando essas mesmas disciplinas que eu ou simplesmente a nível de curiosidade... E no computador é melhor porque meus dedos já estão cheios de calos, minhas falanges estão azuis da tinta da caneta e chega de papo... vamos repassar o conteúdo pra prova de amanhã porque o tempo é preciso <3

O assunto é SAÚDE DO TRABALHADOR!
Trabalho não está relacionado necessariamente a remuneração, mas sim a toda energia humana física ou intelectual com fim produtivo. Trabalho está relacionado a alguma ocupação ou atividade exercida independente de carteira registrada ou não.
Por exemplo: lavar a louça todos os dias, ou limpar a casa, fazer os trabalhos pra faculdade... não recebo nada por isso (BEM QUE GOSTARIA) mas não deixa de ser um trabalho que eu estou realizando.

Emprego sim está relacionado a um posto de trabalho ocupado por um profissional em uma determinada empresa/organização... é remunerado e deve seguir a CLT. mas veja bem... estar empregado não significa trabalhar... porque pense com os seus botões: tem muita gente folgada nesse mundo né? Ainda mais agora com esse lance de whatsapp... xiii, as pessoas se acomodam, é incrível! Ah, e existe alguns tipos de emprego: Efetivo, temporário, voluntário, autônomo.

E uma das coisas que mais se levam em consideração em um emprego, sem dúvida, é o movimento no trabalho que está relacionado a Postura: mental e motora.
A postura refere-se como uma posição do esquema corporal em uma atividade específica com equilíbrio entre as estruturas de suporte e o gasto energético harmonioso.

Alguns fatores psicossociais e organizacionais que influenciam o trabalhador são:
- Ritmo de trabalho (tem haver com a velocidade);
- Oportunidade de "Plano de Carreira" (ou seja, de ascensão de cargo);
- Sobrecarga no trabalho (hora extra deve ser de escolha do trabalhador e precisa ser remunerada);
- Pressão ou cobranças (em alguns casos, dependendo da pessoa, serve como um estímulo positivo, mas pra outras pessoas... fazem uma tempestade);
- Satisfação x Insatisfação no trabalho (quando se faz algo com amor o rendimento é muito melhor, sem contar que as pessoas notam o seu bom astral... já uma pessoa insatisfeita, que faz o que não gosta acaba descontando nas outras pessoas, o rendimento cai...);
- Competitividade no trabalho (pode ser visto de maneira boa que impulsiona, ou pode prejudicar também a qualidade do serviço e da vida do profissional).

Os trabalhadores estão expostos a vários riscos:
- Físicos (ruídos, vibrações, radiação, temperaturas extremas...)
- Químicos (poeiras, gases, fumos...)
- Biológicos (microorganismos)
- Ergonômicos (postura inadequada, atividades repetitivas, levantamento de peso...)
- Acidentes (animais peçonhentos, eletricidade, choque, incendio...)
Na verdade, todos nós estamos expostos a esses riscos. Por exemplo, aqui na minha rua é super movimentada, e sempre tem aqueles vizinhos que colocam música alta de dar dor de cabeça, fora os caminhões pesados que tremem tudo e soltam aquela fumaça preta, e aos riscos ergonômicos nem se fale, estou aqui sentada na minha cama 'daquele jeito' *opa, corrigi a postura - fisioterapeuta tem que dar exemplo!* precisamos nos policiar o tempo todo!
Imagina as enfermeiras? Eu sofri tanto para realizar banho no leito (no meu estagio de enfermagem), mudança de decúbito... e os fisioterapeutas? Realizando uma cinesioterapia passiva em um paciente acabado na uti, por exemplo? Já pensou?

Todos esses riscos podem ocasionar as famosas DOENÇAS OCUPACIONAIS, onde tem um punhadão de gente que se afasta do trabalho devido a redução da mobilidade, as alterações fisiologicas que foram causadas... é, o negócio não é brincadeira não!

As doenças ocupacionais são provocadas por fatores relacionados ao ambiente e atividades desempenhadas pelo trabalhador no trabalho causando alterações a sua saúde.

LER/DORT... já ouviu falar?
LER (Lesão por Esforço Repetitivo) é uma nomenclatura antiga porque era bem restrita, mas agora é: DORT (Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho) que abriu o leque para todas as doenças que acometem os ossos, musculos, cartilagens e seus componentes.

Sendo assim, a DORT é um conjunto de doenças que atingem os ossos, musculos, tendões, nervos e que estão relacionadas as tarefas exercidas durante o trabalho. E como eu já tinha comentado, os mais afetados são as enfermeiras, fisioterapeutas, médicos cirurgiões, e principalmente os digitadores e telefonistas.

Alguns exemplos de DORT:
- Tendinite *super conhecida* (é uma inflamação em determinado tendão)
- Epicondilite (é uma inflamação estrutural nos epicôndilos do osso úmero
- Tenossinuvite (inflamação do tecido que reveste o tendão)
-  Bursite (inflamação das bursas - pequenas bolsas que atuam entre os ossos e tendões)
- Miosite (inflamação dos músculos).

Fatores de risco (essa parte eu sempre esqueço):
- Trabalho sem pausa;
- Trabalho operacional repetitivo;
- Jornada prolongada de horas extras;
- Trabalho realizado com recursos inadequados exigindo postura compensatória;
- Tempo excessivo na mesma posição/postura.

Sintomatologia clínica (SSSS):
- Algia local;
- Alteração da força muscular, coordenação motora, flexibilidade devido a for;
- Rubor/Hiperemia;
- Edema local;
- Hipertermia localizada;
- Dificuldade em realizar movimentos devido a dor.

E o tratamento?
Tem o Conservador, onde será prescrito uma terapia medicamentosa e indicado fisioterapia para a reabilitação.
E tem o Cirúrgico, mas este é como último meio, por ser uma intervenção cirurgica e invasiva... mas não se esqueçam que ambos os tratamentos serão prescritos por MÉDICOS especialistas na área, ok?

Ufa... essa parte terminou... Graças a Deus!
Só chegar na semana de provas, que a pressão aumenta... e com ele vem o que? O ESTRESSE!

O estresse é uma resposta fisiológica e psicológica diante dos acontecimentos que alteram nosso equilíbrio emocional. Se a ativação for prolongada e/ou repetitiva da resposta ao estresse, pode levar a alterações orgânicas marcada por:
- Aumento da P.A.
- Aumento da F.C.
- Aumento da circulação sanguínea
- Aumento da contração muscular.

Existe dois tipos de estresse:
O "Normal": Evento > Estresse > Resposta ao evento > Retorna a calma
E o "Patológico": Evento > Estresse > Resposta ao evento > Não retorna a calma

Isso depende muito de individuo para indíviduo pois cada um tem uma maneira de encarar as situações, tem haver com a maturidade emocional, forma de lidar com a vida.

A origem do estresse pode ser: Física, Social ou Psicológica
E o que pode influenciar é:
- grau de tolerância emocional;
- insatisfação com a vida;
- remuneração insuficiente;
- conflitos no ambiente de trabalho;
- cobrança (familiar, da sociedade ou até mesmo a auto-cobrança *há! é essa mesmo que me causa estresse... auto-cobrança master na veia! mas é a minha resposta normal... depois passa rapidinho e tudo são flores, a vida segue!*)

E agora vamos para os infinitos SINTOMAS:
COGNITIVOS:
- problema de memória;
- incapacidade de se concentrar;
- indecisão;
- preocupação constante;
- pensamento rápido;
- perda da objetividade;
- medo do que pode acontecer;
- mal julgamento das coisas

EMOCIONAIS:
- agitação;
- irritabilidade, impaciência;
- mau humor;
- inquietação;
- incapacidade de relaxar;
- sente-se tenso;
- sensação de estar esmagado;
- sentimento de solidão;
- depressão ou infelicidade geral

FÍSICOS:
- cefaleias ou dores nas costas;
- tensão muscular e rigidez;
- diarreia;
- constipação constante;
- insônia;
- nauseas, tonturas;
- dor no peito, taquicardia;
- perda ou ganho de peso;
- alergias na pele;
- perda do libido

*e por fim, mas não menos importante* COMPORTAMENTAIS:
- comer demais ou de menos;
- ganho ou perda de peso;
- dormir em demasia ou pouco;
- habitos nervosos como roer unhas ou balançar as pernas;
- fazer atividades em demasia, como exercicios físicos ou compras;
- provocar brigas com os outros;
- usar alcool, drogas ou cigarros para relaxar;
- isolar-se;
- procrastinação, negligenciar responsabilidades

O tratamento pode ser psiquiátrico, psicológico ou neurológico.

Com isso, aprendi que devemos ficar atentos porque estamos expostos a muitas coisas... mas podemos e devemos nos prevenir <3
Já estou cansadinha... hoje tive minha primeira prova prática de anatomia... passei o dia tentando estudar essa matéria de Fisio preventiva, e tem muito ainda pela frente. Eu amo estudar! AMO DE PAIXÃO... mas tem horas que a mente pede um descanso, um lazer, um Greys Anatomy, né? haha Então me despeço de vocês comendo pipoca com sazon (é, isso não é saudável maaaas é gostoso!). E vamos descobrir se deu resultado esse resumo meditativo amanhã. Fiquem com Deus ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário